Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Músculos gostam de se equilibar e compensar sozinhos

Por Gray Cook (traduzido por Alexandre Ienne , NASM - OPT)
Se existe fraqueza em um grupo muscular, seu grupo antagonista (oposto) automaticamente aumentará seu tônus e se tornará encurtado -- como uma adaptação e resultado da fraqueza muscular. Músculos gostam de se equilibrar e compensar. Se um músculo não estiver trabalhando propriamente, o outro com certeza ajudará no trabalho, por si só, sem a nossa intervenção, na intenção de manter a estabilização em torno da articulação. Simplesmente alongar o músculo encurtado é somente metade do trabalho a ser feito. Identificar a musculatura que está apresentando a fraqueza completa o trabalho.

Vou apresentar dois exemplos de situações que eu encontro na clinica/academia diariamente. Encurtamento no quadríceps está muitas vezes associado com fraqueza na posterior da coxa. A flexibilidade reduzida no quadríceps e a deficiência na força na posterior da coxa é uma das maiores causas de problemas no joelho em atletas jovens. Você pode facilmente resolver o desequilíbrio muscular com um programa de flexibilidade, core training, e um pequeno foco em movimentos usando posteriores de coxa.

Muitos adultos ativos apresentam encurtamentos na região lombar e sempre estão procurando maneiras de alongar esta região, não se dando conta que existe uma fraqueza muscular por toda a parede anterior do abdome. Imediatamente após o alongamento da região lombar, um fortalecimento abdominal adequado reforçaria o equilíbrio muscular e reduziria a necessidade dessa musculatura lombar encurtar por si só, agora que a força muscular da parte da frente do tronco está igualmente equilibrada.

A próxima vez que você estiver alongando ou pensando em encurtamento muscular lembre-se que há muito mais coisas acontecendo do que somente o sentimento de um músculo estar encurtado. Há um músculo encurtado que você não está detectando – e isso contribuirá muito para uma possível lesão.

Um comentário: