Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Avaliação Funcional do Movimento, uma nova forma de se olhar para o corpo.

Normalmente quando um cliente se matricula em uma academia, a primeira coisa pela qual ele passa é a avaliação física. Esta, normalmente, serve para lhe mostrar dados antropométricos como percentual de gordura e massa magra, teste de força de membros superiores e inferiores e uma avaliação da condição cárdio respiratória. Pouco se é falado sobre a funcionalidade do corpo.

A idéia da avaliação funcional do movimento é de estudar através de alguns movimentos básicos, desequilíbrios musculares ou se as articulações estão fazendo corretamente suas funções de mobilidade ou estabilidade, partindo da premissa que o corpo deve ser livre de limitações e desequilíbrios antes de se começar um programa de treinamento. Esses desequilíbrios podem causar problemas de aprendizagem motora e propriocepção, levando a movimentos ineficientes, inadequados ou compensatórios.

Após a coleta desses dados, você terá em mãos um panorama geral sobre a funcionalidade do seu corpo, sabendo identificar assimetrias e disparidades de forças entre cadeias cinéticas, servindo de ponto de partida para uma estratégia corretiva com o intuito de prevenir possíveis lesões.

Treinador: Marcio Fontana
Twitter: @Marcio_Fontana

Um comentário:

  1. olá gostaria de saber se vc usa o sistema Fms se sim como funciona na prática da academia, o aluno paga a parte pela avaliação e os exercicios corretivos?

    ResponderExcluir