Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

A importância do treinamento integrado de glúteos.

Por: Prof. Thiago Passos, MS, CSCS, RKC
Equipe ADF

Numa cultura que realça em muito os atributos estéticos da musculatura de glúteos, nós, como personal trainers, sempre estamos lidando com a ênfase que os clientes dão a essa região quando pensam nas metas e resultados que querem alcançar. Quantas vezes não ouvimos “gostaria de endurecer o bumbum um pouquinho…”, e sendo assim, como profissionais responsáveis pela orientação do exercício nessa situação, é de extrema importância a compreensão dessa musculatura, como ela trabalha, o que a faz trabalhar de forma incorreta resultando numa mudança estética, e o mais importante, como fixá-la.

O segredo é utilizar um programa de treinamento sistemático e progressivo que envolva todos os aspectos do treinamento de forma organizada, de acordo com a meta do cliente. E o lado mais considerável de criar um programa integrado de treinamento é que enquanto se busca uma melhora na aparência da região, aumenta-se sua capacidade funcional.

Desde o início dos anos 90, o Fisioterapeuta Gary Gray tem explorado lesões de joelho e diferentemente daqueles que prescreviam cadeira extensora com limitada amplitude, ele concentrava o trabalho na reabilitação dos músculos que controlavam as ações na cintura pélvica, ou na sua ativação neurológica, principalmente no glúteo médio, grupo que muito frequentemente se apresenta enfraquecido, e facilmente identificável pela dificuldade de se evitar que haja uma abdução de joelho num movimento como o agachamento.

E foi-se mostrando que a inatividade desse músculos muitas vezes, podem ser os maiores responsáveis nessas dores no joelho. A partir daí a ênfase na treinamento passou a ser na precisão no movimento e em apresentar uma execução perfeita em todos os movimentos, visando sempre esse equilíbrio na distribuição das forças entre os músculos responsáveis por cada ação.

Um comentário:

  1. Já fiz muita cadeira extensora na vida...
    Mal sabia eu...
    Agora, depois de uma cirurgia no joelho, é que estou treinando glúteo! rs
    Vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir