Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Kettlebell na 3º idade

É muito comum escutarmos a seguinte afirmação: “O idoso, não deve pegar peso”.

Mas, ao contrário, muitos dos problemas relacionados à senilidade são decorrentes da falta de estímulo de força no dia a dia do idoso.
Um problema muito comum entre os idosos é a diminuição da capacidade de fazer força. Isso se dá pela morte neuronal da inervação das fibras de força. Esse fenômeno chama-se Sarcopenia. O mais curioso é que uma das causas da Sarcopenia é justamente a falta de estímulos de força.
Como consequência da Sarcopenia, o idoso perde a capacidade de gerar força rápida, potência muscular e a capacidade de frenagem (parar um movimento), ficando mais suscetível a acidentes.
O treinamento com Kettlebell tem por característica o trabalho excêntrico, isto é, a capacidade de frear a inércia do peso em movimento, justamente pelo centro de gravidade do Kettlebell se encontrar fora da mão, e seus movimentos balísticos gerarem na musculatura uma ação contrária à inércia do peso.
Outra característica é o trabalho de potência muscular. Esta capacidade é fundamental para o dia a dia do idoso, pois ele a utiliza desde um simples levantar de uma cadeira até atravessar a rua. O movimento do Swing, por exemplo, ajuda o idoso a e fortalecer e integrar as musculaturas da coluna, quadril e pelves para realizar atividades básicas, como sentar e levantar, com mais eficiência e independência.
Outros movimentos como Clean e Turkish Get Up, além de ajudarem a trabalhar a força e estabilização, também tem grande transferência nas atividades cotidianas, como se abaixar para pegar algo do chão ou pegar algum objeto acima da cabeça.
Ou seja, ter mais idade não significa ser uma pessoa sedentária, limitada. O trabalho com o Kettlebell trás benefícios à terceira idade, que precisa, principalmente, fortalecer as cadeias musculares que naturalmente perde o vigor com o passar dos anos e assim evitar problemas de saúde, de quedas ou mesmo a falta da independência para realizar suas atividades cotidianas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário