Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

Treinamento Intervalado, a melhor arma para emagrecer.

O Treinamento Intervalado surgiu na década de 20, nos treinos preparatórios para corrida de longa distância, como uma forma de intensificar os treinos, aumentando a intensidade dos exercícios separados por curtas pausas de repouso. Esse intervalo de recuperação pode ser ativo ou passivo, dependendo da intensidade do treino que se objetiva realizar, pois o treinamento intervalado consegue aprimorar a capacidade de diferentes sistemas de energia.
As atividades aeróbicas tradicionais de baixa intensidade e por períodos de tempo maior consomem uma quantidade grande de gorduras. No entanto, atuam com maior presença apenas nas gorduras presentes no sangue e menos nas gorduras acumuladas no corpo.

Os exercícios de baixa intensidade geralmente não são a melhor estratégia para a diminuição do percentual de gordura corpórea. Tais exercícios devem ser feitos principalmente por iniciantes com baixo nível de condicionamento físico ou em casos de recuperação de lesões já existentes.

Já os exercícios anaeróbicos de alta intensidade por curtos períodos de tempo são muito mais eficientes, pois aumentam a resistência física, conduzem à melhora cardiorrespiratória e reduzem a gordura corporal acumulada. Isso faz com que essa modalidade de exercícios seja mais eficiente para emagrecer. Devido a alta intensidade, o consumo de oxigênio também se eleva. Este guarda relação direta com o gasto energético, ou seja, considera-se que a cada litro de O2 consumido aproximadamente 5 Kcal são geradas no organismo, aumentando assim a queima de gordura não só durante a atividade, mas sim no período pós exercício.

Para quem acreditava que a melhor saída para emagrecer era ficar horas e horas correndo na esteira, o treinamento intervalado faz você chegar aos seus resultados em muito menos tempo.

Treinador: Marcio Fontana
Twitter: @Marcio_Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário