Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

O Kettlebell nas forças armadas


Não é de hoje que o Kettlebell está sendo utilizado para o treinamento de forças militares. Desde a Segunda Grande Guerra Mundial, o exército Russo utiliza o Kettlebell para preparar seus soldados. A facilidade de transporte e versatilidade foram determinantes para sua implementação.

As rotinas de treinamento envolvem força, potência e são breves e muito intensas, focadas nas necessidades de cada tropa. O treinamento é realizado em qualquer lugar, do quartel até os acampamentos nos campos de batalhas.

Hoje em dia, equipes de bombeiros, policias e serviços secretos de diversos países o utilizam como forma de preparar e avaliar o condicionamento físico.

Aqui no Brasil, a polícia militar teve contato com o Kettlebell através de um workshop realizado pela equipe Arte da Força. Essa apresentação ocorreu para o 3º e 4º Batalhão do Choque do Estado de São Paulo, e para a Força Tática, Bombeiros e Guarda Municipal das cidades de Jundiaí e Campinas.

O treinamento com Kettlebell promove um condicionamento físico rápido e eficiente. Muitas posições são parecidas com as encontradas no cotidiano dos policiais. Movimentos como o Clean e o Snatch são semelhantes a empunhadura de um escudo ou cassetete. O Turkish Get Up trabalhar a estabilidade e resistência na articulação do ombro, que é muito solicitado na empunhadura de uma arma. O Swing oferece uma melhor estabilidade do corpo e melhor absorção a impactos.

Com todas essas vantagens, é fácil ver porque o Kettlebell é a ferramenta mais usada nas forças armadas.

Assistam aos vídeos dos workshops nas Policias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário