Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Benefícios do Clean

Pense!!! Quantas vezes você abaixou para pegar algum objeto no chão e na hora de subir, pronto, a lombar simplesmente travou. Isso acontece porque não sabemos utilizar as pernas e os quadrís para agachar e levantar com uma sobrecarga do chão. Normalmente, nós utilizamos muita flexão do tronco e pouca flexão dos joelhos, sobrecarregando assim a musculatura da região lombar.

O movimento do Clean no kettlebell, consiste em erguer um peso do chão e acomodá-ló no braço. Parece ser um exercício fácil, mas na verdade ele exige muita técnica e consciência coorporal.

O Clean exige que você contraia seus glúteos, posteriores de coxa, oblíquos do abdomem e dorsais, tornando-se assim, um excelente exercício para se trabalhar estabilização do corpo, proporcionando um ótimo alinhamento postural.

Para quem sempre sofre quando precisa abaixar para pegar alguma coisa no chão ou que busca um alinhamento postural perfeito, o Clean é o exercício ideal para você.

Treinador: Marcio Fontana
Twitter:@Marcio_Fontana

4 comentários:

  1. Legal o texto Marcio, mas poderia falar mais dos beneficios que um atleta teria com o treino do clean.

    Do jeito que está deu uma impressão de correção postural.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Gaspar
    Respondendo ao seu questionamento, o Clean com o Kettlebell é um excelente exercício para se trabalhar potência. Este movimento é muito utilizado na fase preparatória de esportes que utilizam saltos, como vôlei, basquete e atletismo, por não conter a fase aérea e pela mecânica ser similar a do salto. Também é muito utilizado na preparação de atletas de Levantamento de peso Olímpico por servir como educativo e por permitir trabalhar uma maior consciência corporal.
    Além disso, realizar o Clean com o kettlebell a rotação externa de ombro não é realizada, dando uma estabilização maior, preservando o Manguito.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.
    Treinador:Marcio Fontana
    Twitter:@Marcio_Fontana

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcio, estou gostando muito do blog. Em função do alinhamento postural o Clean (e outros exercícios com os KB) são apropriados pra pessoas com lordose, hiperlordose ou escoliose? Se forem, é possivel dizer que eles "corrigem" ou alinham a postura nesses casos?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raposa Caçadora!
    Respondendo a sua pergunta.
    Uma das principais características do trabalho com Kettlebell é o reequilíbrio muscular através do trabalho unilateral, como o centro de gravidade estar fora da sua mão, isto gera um trabalho muito mais intenso das musculaturas estabilizadoras, servido assim para o reequilíbrio entre as cadeias musculares.
    Nos EUA, o Kettlebell é largamente usado na reabilitação. Por exemplo: o movimento do SWING, ele gera uma anteversão e uma retroversão da pelve, trabalhando o reequilíbrio entre os músculos flexores e extensores do quadril, melhorando assim um quadro de hiperlordose.
    Lógico que devemos sempre respeitar o quadro apresentado por nossos clientes, se ele apresenta “dor”, o mais indicado seria o encaminhamento a um fisioterapeuta para uma avaliação.
    Espero ter ajudado
    Obrigado

    ResponderExcluir