Pense!!! Quantas vezes você abaixou para pegar algum objeto no chão e na hora de subir, pronto, a lombar simplesmente travou. Isso acontece porque não sabemos utilizar as pernas e os quadrís para agachar e levantar com uma sobrecarga do chão. Normalmente, nós utilizamos muita flexão do tronco e pouca flexão dos joelhos, sobrecarregando assim a musculatura da região lombar.
O movimento do Clean no kettlebell, consiste em erguer um peso do chão e acomodá-ló no braço. Parece ser um exercício fácil, mas na verdade ele exige muita técnica e consciência coorporal.

Para quem sempre sofre quando precisa abaixar para pegar alguma coisa no chão ou que busca um alinhamento postural perfeito, o Clean é o exercício ideal para você.
Treinador: Marcio Fontana
Twitter:@Marcio_Fontana
Legal o texto Marcio, mas poderia falar mais dos beneficios que um atleta teria com o treino do clean.
ResponderExcluirDo jeito que está deu uma impressão de correção postural.
abraços
Olá Gaspar
ResponderExcluirRespondendo ao seu questionamento, o Clean com o Kettlebell é um excelente exercício para se trabalhar potência. Este movimento é muito utilizado na fase preparatória de esportes que utilizam saltos, como vôlei, basquete e atletismo, por não conter a fase aérea e pela mecânica ser similar a do salto. Também é muito utilizado na preparação de atletas de Levantamento de peso Olímpico por servir como educativo e por permitir trabalhar uma maior consciência corporal.
Além disso, realizar o Clean com o kettlebell a rotação externa de ombro não é realizada, dando uma estabilização maior, preservando o Manguito.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Treinador:Marcio Fontana
Twitter:@Marcio_Fontana
Olá Marcio, estou gostando muito do blog. Em função do alinhamento postural o Clean (e outros exercícios com os KB) são apropriados pra pessoas com lordose, hiperlordose ou escoliose? Se forem, é possivel dizer que eles "corrigem" ou alinham a postura nesses casos?
ResponderExcluirAbraços
Olá, Raposa Caçadora!
ResponderExcluirRespondendo a sua pergunta.
Uma das principais características do trabalho com Kettlebell é o reequilíbrio muscular através do trabalho unilateral, como o centro de gravidade estar fora da sua mão, isto gera um trabalho muito mais intenso das musculaturas estabilizadoras, servido assim para o reequilíbrio entre as cadeias musculares.
Nos EUA, o Kettlebell é largamente usado na reabilitação. Por exemplo: o movimento do SWING, ele gera uma anteversão e uma retroversão da pelve, trabalhando o reequilíbrio entre os músculos flexores e extensores do quadril, melhorando assim um quadro de hiperlordose.
Lógico que devemos sempre respeitar o quadro apresentado por nossos clientes, se ele apresenta “dor”, o mais indicado seria o encaminhamento a um fisioterapeuta para uma avaliação.
Espero ter ajudado
Obrigado