Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Agachamento, vilão ou herói?

Esse talvez seja o exercício mais polêmico e discutido entre todos. Ele machuca? Até onde deve-se agachar? Agachar a 90º é melhor que o agachamento profundo? Essas questões são amplamente discutidas, mas sempre caímos em alguns “mitos” sobre esse exercício.


O agachamento machuca! Essa afirmação é muito comum de ouvirmos, mas também se trata de uma inverdade. Nenhum exercício machuca. O que precisamos analisar é se a pessoa a qual vai realizar esse exercício está apta a fazê-lo. Falta de padrão de movimento associado à falta de mobilidade articular mais encurtamentos e desequilíbrios musculares são indicativos de possíveis mecanismos de lesões.

Outra grande polêmica é em relação a quanto devemos agachar. Nas academias e na mídia em geral ouvimos que o agachamento a 90º é o mais seguro. Muitos pesquisadores defendem que o agachamento profundo é menos lesivo do que o de 90º, pois, ao contrario do que se pensa, a pressão patelofemural nesse caso é menor. Outro argumento é que quanto mais profundo o agachamento, maior será a ativação dos posteriores de coxa e glúteo que são os maiores estabilizadores e motores de força da articulação do quadril.

Outro ponto desfavorável ao agachamento a 90º é que solicitamos muito mais o quadríceps em relação aos seus antagonistas, fortalecendo-o e aumentando a disparidade de força entre eles, por conseqüência, alterando a mecânica do quadril e podendo sobrecarregar a articulação do joelho.

Sempre o que devemos estar atentos é ao padrão de movimento. Se o indivíduo não consegue agachar com um padrão de movimento adequado sem sobrecarga, apenas com o peso do corpo, ele não deve fazer o exercício agachamento com sobrecarga.

Certifique-se que o movimento está livre de limitações e compensações, e de que normalmente uma dor nos joelhos pode ser uma falta de estabilidade ou mobilidade das articulações do quadril e tornozelo.

Treinador: Marcio Fontana.
Twitter:@Marcio_Fontana

Um comentário:

  1. Prezado Profº Márcio,gostaria de saber se alguém que tenha condromalácia patelar bilateral grau 1 pode treinar com o kettlebell.Grato pela resposta.
    Luis

    ResponderExcluir