Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Treinamento Funcional

Hoje em dia, com as facilidades de acesso à informação, muita coisa tem se falado sobre treinamento funcional. O termo FUNCIONAL ficou mal compreendido aqui no Brasil e agora caiu na banalização. Normalmente, as pessoas associam treinamento funcional apenas a exercícios em cima de uma base instável como Bola Suíça, Bosu, etc. Mas o Funcional passa longe de ser apenas isso.

Então vamos lá, o que é treinamento Funcional?

É o treinamento das funções articulares e musculares para tornar o corpo humano uma máquina de locomoção eficiente, com foco na melhora do desempenho dos movimentos.

Para podermos gerar um movimento com perfeição, nosso corpo deve integrar os sistemas nervosos, musculares e esqueléticos. Quando um desses sistemas não funciona com perfeição, o movimento estará comprometido podendo assim gerar uma série de compensações e desequilíbrios.

Esses desequilíbrios podem alterar o alinhamento das articulações e o comprimento dos músculos, propiciando o surgimento de problemas posturais e lesões.

Por isso, o treinamento funcional pode servir para todos os objetivos, desde melhorar a performance de um atleta até a melhora física de um cidadão comum, para que ele possa realizar as atividades cotidianas.

Treinador: Marcio Fontana.
Twitter: @Marcio_Fontana.

Um comentário:

  1. Olá Marcio,

    meu nome é Uziel Pinheiro, estudante de Ed. Física aq na Bahia. estou finalizando meu curso e estou desenvolvendo o TCC. É justamente sobre o treinamento funcional com idosos, estou preparando o referencial teórico, mais não encontro muita coisa a cerca do assunto, artigos, trabalhos em geral. pesso sua ajuda!
    me responda no e-mail uzielcp@hotmail.com

    ResponderExcluir