Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Core training

Hoje em dia, tem-se falado muito sobre treinamento funcional e principalmente sobre Core training. O treinamento da região central do corpo vem sendo um ponto comum em todas as propostas de treinamento funcional.

Sendo o tronco a região central que faz a conexão entre os membros, entende-se que seja necessário fortalecer o centro para depois trabalhar as extremidades. Com um centro fortalecido e estabilizado como base de suporte, a execução dos movimentos ganham mais eficiência.

O Core compreende a musculatura das regiões lombar, pélvica e quadril, esses músculos são responsáveis pela manutenção da postura tanto estática quanto dinâmica, seu funcionamento adequado permite desacelerações, estabilizações e movimentos dinâmicos integrados. Seu treinamento auxilia na prevenção de lesões e melhora o desempenho nas atividades tanto desportivas quanto cotidianas.

Em contra partida, um core fraco representa uma perda no suporte para o trabalho de braços e pernas, esses desequilíbrios podem favorecer o aparecimento de lesões causadas por desequilíbrios musculares.

O fortalecimento da musculatura do core não é uma tarefa difícil. Hoje em dia, temos diversas ferramentas que podem nos ajudar, como o Kettebell, alguns exercícios do levantamento olímpico como os arranques e os arremessos, Pilates, Ioga e exercícios com a Bola Suiça.

Seja para melhorar a performance de um atleta ou para uma melhorar a relação do corpo com as atividades cotidianas, o core training deve sempre ser priorizados em qualquer rotina de treinamento.
   
Treinador : Marcio Fontana
Twitter: @Marcio_Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário