Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

A História do Kettlebell.

O kettlebell ou Gyria, em Russo, teve sua origem na Rússia Tsarista. Seus primeiros registros nos dicionários russos datam de 1704. Originalmente, o Kettlebell era utilizado como contra-peso nas balanças dos mercados.

Na Rússia antiga, os russos sempre valorizavam a força física. Para eles, era uma honra ser forte! Durante as festividades típicas, os homens mostravam suas habilidades com o kettlebell onde força, resitência e coordenação eram comparadas. E os homens mais fortes daquela época eram chamados de GIREVIK.

Com o tempo, os kettlebells tornaram-se muito populares na Rússia como ferramente de condicionamento físico. No ano de 1948, a primeira competição de Kettlebell foi realizada, e mais tarde este se tornaria o esporte nacional da Rússia.

Nas Olimpíadas de 1980, a equipe russa de atletismo treinou com o Kettlebell na sua preparação e em todos os esportes de arremessos. Eles faturaram medalha de ouro. Um ano depois, a Federação Russa de levantamento de Peso estabeleceu a primeira comissão de kettlebell, que tinha como objetivo:

• Manter a população forte e saudável;
• Diminuir gastos com o sistema de saúde;
• Aumentar a produtividade do trabalhador braçal.

No ano de 2000 o kettlebell foi introduzino nos EUA por Pavel Tsatsouli, instrutor das Forças Especiáis Russas por muitos anos.

Hoje em dia, atletas olímpicos, jogadores de esportes coletivos como basquete(NBA) e futebol americano(NLF), departamento de polícia e bombeiros, agentes especiais e do exército amercano tem o kettlebell Training como parte significativa de suas rotinas de treino. Além disso, tem se tornado parte integrante no treinamento de muito atletas de Vale –Tudo e MMA.
Convido a todos vocês a conhecerem essa ferramenta centenária, porém eficiente, simples e muito funcional, para desenvolver o melhor condicionamento físico e saúde.

Abraços.
Treinador : Marcio Fontana

Twitter: @Marcio_Fontana

Um comentário:

  1. Bom dia, Prof. Marcio. Muito interessante as origens do treino. Gastaria apenas de dizer que apesar de estarmos começando, ja sinto diferenças significativas em meu copo. A cintura esta mais fina e minhas pernas bem mais fortes.
    Tenho certeza que meus tempos de academia ficaram pra trás. treinar ao ar livre é muito estimulante. Enfim, apenas gostaria de agradecer o entusiasmo e a dedicação.
    Abraço!

    ResponderExcluir