Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Trigger-Points (Pontos Gatilho)

por Gray Cook
(traduzido por Alexandre Ienne , NASM - OPT)
Quando um ponto gatilho é tratado e eliminado, é necessário voltar e procurar sua causa
Pontos gatilho são encurtamentos em certas áreas do músculo. Eles parecem pequenos nós localizados na parte central de um músculo. A compressão destes pontos é quase intolerável e é comum estes pontos referirem dor e serem relacionados com outras partes do corpo.
Pontos gatilho podem interferir no seu programa de treinamento em duas maneiras distintas:
- Músculos que possuem pontos gatiilho não responderão bem a alongamentos e flexibilidade, e o músculo logo voltará em seu comprimento original, assim tornando quase ineficaz sua sessão de alongamento e flexibilidade depois de 12-24 horas.
- Pontos gatilho podem também interferir na coordenação e na força muscular, reduzindo a efetividade de seu treinamento com pesos, treinamento de agilidade ou treinamento cardiovascular.
Pontos gatilho podem aparecer depois de uma lesão muscular em decorrência do trauma que é causado à fibra muscular. Ou, pontos gatilho podem ser o resultado de usar a musculatura impropriamente. Muitas vezes nosso corpo usará incorretamente certos músculos decorrente à má postura, mecânica de movimento ruim ou hábitos errados de treinamento, ou seja, focar muito em um grupo muscular e não o bastante em outros.
Uma grande aquisição para atletas e clientes são produtos chamados “stick de liberação miofascial” ou “rolo de espuma para liberação miofascial”. Estes são alguns dos mais seguros e efetivos “remédios” no que diz respeito ao tratamento e avaliação dos pontos gatilho. Eu aprofundo mais nesse assunto no meu livro “Athletic Body in Balance”.
Se você não se sente confortável com esses métodos de liberação miofascial, eu recomendo um massagista, um treinador com experiência nesse tratamento ou um fisioterapeuta
No entanto, lembre-se, uma vez que o ponto gatilho é tratado você precisa voltar e procurar a causa dele. Se foi devido a uma lesão muscular, você já achou. No entanto, se for por má postura ou treinamento com falhas em exercícios de simetria e equilíbrio, você precisa atacar essas falhas também e ter certeza que o ponto gatilho não retorne.
Gray Cook é um fisioterapeuta. Criou a FMS (Functional Movement Screen, um dos pilares da Reebok Core Training System, desenvolvida em 2000. Autor do livro “Athletic Body in Balance”. Você pode achá-lo no site www.funtionalmovement.com

Treinador: Marcio Fontana
Twitter:@Marcio_Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário