Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TREINAMENTO DE ESTABILIDADE DO CORE

Nos últimos anos, os profissionais de fitness têm cada vez mais recomendado o treinamento do CORE em programas voltados ao condicionamento e esportes. O CORE é um conjunto de músculos que se inserem na região do centro do corpo, entre a região da lombar, os músculos do abdômen e o quadril. Maior estabilidade do CORE pode beneficiar o desempenho esportivo, fornecendo uma base para a produção de maior força nas extremidades superiores e inferiores.
Os exercícios resistidos tradicionais têm sido modificados para enfatizar a estabilidade do CORE. Tais modificações incluíram a execução de exercícios em superfícies instáveis e não estável, realizando exercícios em pé e não sentados, realizando exercícios com pesos livres e não máquinas, e realização de exercícios de forma unilateral e não bilateral.
A prescrição de exercícios de estabilidade do CORE deve variar de acordo com a fase de treinamento e o estado de saúde do atleta. Deve-se iniciar com exercícios envolvendo ações musculares isométricas, pequenas cargas e com tempo de tensão longa, para aumentar a resistência do CORE.
Exercícios com pesos livres devem ser realizados em pé, e até sobre uma superfície instável para o aumento da força e potência do CORE, desta forma tornam-se específicos para requisitar estabilidade, devido aos níveis moderados de instabilidade e os altos níveis de produção de força. Além disso, exercícios pliométricos, são recomendados para melhorar a capacidade proprioceptiva e reativa, que podem reduzir o risco de lesões dos membros inferiores.
www.linkesportivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário