O Conjunto de doenças como tenossinovite, tendinites, bursites entre outras, causadas por esforços repetitivos, leva o nome de LER ou DORT. Essas podem ser causadas por má postura, stress, excesso de trabalho ou repetição contínua de um mesmo movimento por um grande período de tempo.
A maioria das empresas vem se preocupando muito com a saúde de seus funcionários adotando medidas preventivas paras esses problemas. A ginastica laboral e a cinesioterapia laboral estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos funcionários. Mas será que só isso pode ajudar uma empresa a reduzir gastos com a saúde dos funcionários?
Uma nova ferramenta que está presente no mercado é o Treinamento Funcional Laboral. Todo treinamento funcional visa compreender a função articular e muscular, integrando os sistemas nervosos, musculares e ósseos para a reaquisição do equilíbrio entre elas. Não basta apenas alongar ou simplesmente aquecer uma musculatura antes de se iniciar o trabalho, é importante entender os mecanismos que causam essas lesões e tratá-los na raiz. Por exemplo, um funcionário que trabalha horas sentado em frente a um computador provavelmente apresentará um padrão de encurtamento de flexores de quadril e um enfraquecimento da cadeia cinética posterior, alterando as funções articulares do quadril e ombro, propiciando o surgimento de lombalgias e bursites. Outro grande diferencial do treinamento funcional laboral é quem além de prevenir possíveis padrões posturais lesivos, através do reequilíbrio muscular, ele também cuida da saúde geral do funcionário, promovendo uma atividade física que envolve trabalho de força e de consumo calórico; ajuda a combater a obesidade e problemas relacionado ao sedentarismo e reduz gastos com afastamentos por motivos de saúde.
Se a sua empresa está procurando por um programa de atividade que cerque seus funcionários de saúde, o Treinamento Funcional Laboral é a solução.
Em São Paulo a MR Fitness at Home presta todo o serviço de assessoria para implantação deste projeto.
Treinador: Marcio Fontana.
Twitter:@Marcio_Fontana.
Queridão,
ResponderExcluirparabéns pelo texto!
Criado em uma velocidade incrível e super informativo.
O divulgarei muito! Muitos colegas de trabalho sofrendo com isso.
Bjocas e congrats again!