Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Kettlebell Training para atletas de Jiu-Jitsu e Judô

Estudando sobre o treinamento dos grandes atletas de artes marciais, veremos que é muito comum a utilização do Kettlebell como ferramenta na preparação física. Essa escolha se dá por alguns motivos.




O Kettlebell é um excelente equipamento para se treinar potência, força, resistência e flexibilidade. Em todas as modalidades de luta, o conceito de tensão e relaxamento, tão necessárias nas artes marciais, é parte principal da maioria dos movimentos com o kettlebell. Ensinar o corpo a capacidade de gerar força rápida a partir dos quadris é de fundamental importância, seja para uma passagem de guarda ou uma projeção do seu adversário ao solo. Essa capacidade permite que o golpe seja mais rápido e potente, melhorando assim sua eficiência e poder. Aprender a absorver o movimento de ataque do adversário fazem com que esse treinamento seja indispensável para os lutadores de todas as artes marciais.



Outro benefício do treinamento com Kettlebell é poder trabalhar todas as musculaturas de forma integrada, propiciando uma melhora na consciência corporal, permitindo que o atleta se movimente com mais eficiência e agilidade. O Kettlebell também é procurado pela sua capacidade de estabilização das articulações. Esse fator é muito importante para a prevenção de lesões. O excesso de lesões em consequência da falta de flexibilidade e postura inadequada pode ser facilmente corrigido com o treinamento com kettlebells.



As rotinas de treinamento com Kettlebell podem ser planejadas de acordo com as necessidades de cada atleta, simulando o estresse físico que eles possam vir a encontrar em uma luta. As séries podem ser feitas em rounds, contra um determinado tempo. Como o treinamento com Kettlebell desenvolve muito a potencia muscular, existe um grande ganho de força devido a solicitação neural deste tipo de treinamento, com a vantagem de ter pouco impacto sobre o peso corporal, assim possibilitando que um atleta seja mais forte sem que ganhe peso, o que permite que ele continue a lutar na mesma categoria.



Muitos dos movimentos realizados com o Kettlebell têm uma grande transferência para determinados golpes. O Swing, por exemplo, pode ser aplicado em movimentos como o SPRAWL e o UPA. O High Pull, quando treinado com dois Kettlebell melhora a performance de movimentos como o “KUZUSHI”. Já o Jerck auxilia na elevação para recuperação de guarda. Os movimentos como o Windmill são perfeitos para desenvolver a confiança e controle em todas as técnicas de arremesso de quadril, como o KOSHI-WAZA. Side Press é uma ótima maneira de se aprender a empurrar-se de algo em alguns arremessos, como no “TSURIKOMI GOSHI”. O Turkish Get Up pode ser usado para melhorar o controle e a força na luta de solo e em movimentos como a “RASPAGEM”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário