Uma grande questão levantada pelos treinadores de artes marciais é como melhorar a performance de seus atletas e diminuir seus índices de lesões. Analisando algumas propostas de treinamento, podemos identificar alguns erros comuns.
Segundo o PES(Performance Enhamcement Specialist) Dewey Nielsen, muitos atletas de MMA estão treinando como se fossem fazer uma maratona. Há uma carga exagerada de treinos cárdio de longa duração e baixa intensidade. O MMA é um esporte de predominância de sistema anaeróbio lático e alático, com repetidas investidas em potência, sendo necessário um estímulo de “resistência de força rápida”.
Nosso corpo se adapta aos estímulos oferecidos a ele, portanto, se você treinar devagar, seu corpo ficará lento. A meta de treinamento para essa modalidade seria treinar em alta intensidade e progressivamente diminuir o tempo de recuperação em relação ao tempo de trabalho (ex.:Tabata). O trabalho que é feito de endurance tradicional, como corrida, não faz nenhum sentido para lutadores, mesmo em situação de perda de peso. Os treinos intervalados ainda são os mais indicados, sendo que o ponto mais importante nessa fase seria a nutrição.
Nielsen frisa também a desvalorização das estratégias corretivas. A maioria dos lutadores apresenta uma postura predominantemente cifótica e algumas limitações, principalmente na região torácica e glenohumeral. Outros fatores limitantes em atletas estão relacionados a mobilidade de tornozelo limitada, estabilizadores de quadril fracos, pouca estabilidade rotacional, pouca estabilidade de escápulas e baixa mobilidade de ombros.
Também o fato de os atletas serem relativamente fracos em relação ao peso do corpo, passa a ser um grande problema, assim como ser fracos unilateralmente. Muito do trabalho de força que é realizado, ainda tem como base o Fisiculturismo, enquanto deveriam desenvolver um trabalho voltado para a potência muscular, como o Kettlebell, LPO, SALTOS, Medicine ball, acompanhado a um trabalho de força elástica (Pliometria).
A diferença de treinamentos em membros inferiores e superiores deveria ser minimizada, existe um excesso de exercícios de empurrar, para membros superiores e dominantes de joelhos, para membros inferiores. A falta de exercícios de puxar e de dominância de quadril são, provavelmente a causa de muitos desequilíbrios musculares e lesões. É necessário que haja um equilíbrio entre os membros superiores e inferiores.
Obs: .Dewey Nielsen is a Performance Enhancement Specialist and Certified Personal Trainer from the National Academy of Sports Medicine, coach of Impact Jiu-jitsu.