Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Competência e capacidade, a busca pela perfeição.


Quando assistimos a uma partida da NBA e vemos um jogador realizando aquelas enterradas fantásticas que parecem desafiar as leis da gravidade, e literalmente voam até o aro com uma precisão sem igual. Ou quando vemos um praticante de kettlebell realizando um movimento de snatch, com tanta perfeição que pensamos: “Caramba! Como ele faz isso com tanta facilidade? Nem parece que ele está fazendo esforço para isso.” É exatamente essa impressão que procuramos criar quando treinamos. Nossos movimentos devem estar tão precisos e eficientes ao ponto que aparentam ser fácil fazer aquilo.
Para obtermos o máximo de competência na execução de qualquer movimento é fundamental entendermos como nosso corpo se movimenta. Saber avaliar a qualidade dos padrões fundamentais de movimento e, caso necessário, corrigir quaisquer padrões errôneos ou desequilíbrios musculares, permite que você aproveite o máximo da mecânica do seu corpo a seu favor.
A ideia é de trabalharmos a competência antes das capacidades físicas. Capacidade são todas as valências físicas que podemos treinar, como força, agilidade, potência, resistência, estabilidade, equilíbrio etc . O que infelizmente vemos nas academias é o excesso de preocupação em treinar todas as capacidades físicas sem a devida preocupação se o cliente tem a competência para estar realizando aqueles movimentos. Por exemplo: Quando treinamos força com um indivíduo que possui um desequilíbrio muscular ou um padrão errôneo, ele tente a repetir esse padrão durante o exercício, tornando esse desequilíbrio cada vez mais forte, podendo assim levar a uma lesão com o tempo.
Portanto sempre antes de praticar esportes ou a sua atividade física favorita, procure realizar uma avaliação funcional do movimento e saiba realmente se você já conquistou o "direito" de praticar essas modalidades com total competência nos movimentos e segurança, o que definitivamente não é para qualquer um!

3 comentários:

  1. Gostaria de aprender kettlebell,mas nao encontro prof em sp? Como posso contata lo

    ResponderExcluir
  2. Olá... gostaria de saber mais sobre avaliação funcional do movimento. Sabe me dizer como realizar essa avaliação? Onde consigo artigos falando sobre isso?

    Abs e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Para quem quiser mais detalhes sobre o treino com Kettlebells eu recomendo este artigo: http://www.totalfit.com.br/categorias/treino-com-kettlebells-malhacao-de-curta-duracao-e-alta-intensidade.html

    ResponderExcluir