Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Uma imagem vale mais que 1000 palavras.


Pois é! Uma imagem vale mais que 1000 palavras. Essa é uma ressonância magnética de uma mulher obesa e de uma mulher magra.
Reparem no tecido branco (gordura) ao redor do corpo. O que mais preocupa é a gordura que está localizada no interior, entre as vísceras, essa tem correlação direta com mortalidade. Segundo uma pesquisa publicada recentemente pelo Ministério da Saúde, cerca de 49% da população brasileira estão com sobrepeso sendo dessas 15,8% obesas. Esses números estão diretamente ligados ao sedentarismo, tabagismo e consumo de bebidas e alimentos com alto teor de gordura e açucares.
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem ao ano por consequência da obesidade. Esses dados divulgados alertam para o aumento das doenças ligadas com a obesidade como, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares etc. Essas doenças representam cerca de 2/3 das mortes pelo mundo.
No Brasil apenas 15% da população adulta é considerada fisicamente ativa, sendo que apenas 6% da população estão matriculadas em academias.
Que tal refletirmos um pouco sobre essa imagem, hem? Não vamos nos limitar a olhar para os hábitos saudáveis, reeducação alimentar+atividade física, como apenas uma forma de atingirmos uma estética pré-estipulada por padrões sociais, mas, como uma forma de cuidarmos da nossa "máquina" de uma maneira mais responsável. Olhe para os bons hábitos como um grande investimento que você estará fazendo em você mesmo, e os lucros desse investimento serão sentidos em todos os âmbitos da sua vida. 
Seguem algumas dicas.
  • Não treine apenas pela estética. Ela é consequência de todo um processo.
  • Pense no seu corpo de uma maneira mais global. Você não é apenas um abdômen.
  • Movimente-se! Seu corpo precisa disso.
  • Pense nos alimentos como o combustível do seu carro. Quanto melhor a gasolina, menos problemas você terá.
  • Tenha disciplina na hora de cuidar de você. A gente sempre arruma tempo para tudo, que tal um tempo para você?
Boa semana a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário