Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Antes de gastar uma FORTUNA na compra do seu próximo TÊNIS DE CORRIDA, leia esse texto.

 Permita-me fazer uma analogia! Se eu te pedir para dar um soco na parede, com as mãos nuas, o que aconteceria? Você iria arrebentar a sua mão, certo? Talvez não! Inconscientemente seu cérebro sabe que isso é uma grande “burrada”, e que de fato você irá arrebentar a sua mão se fizer isso. Então ele, muito sabiamente, “desligaria” os seus “drives” de força para PROTEGER sua pele, ossos, articulações, e, provavelmente, você daria um soco relativamente fraco, apenas com a força necessária para NÃO machucar a sua estrutura.

Mas, e se eu enfaixar a sua mão com aquelas bandagens de pugilista, deixando o seu punho firme, estável e ainda por cima eu calçar na sua mão uma luva de box com a maior camada de espuma que eu encontrar e pedir para você socar novamente a mesma parede? Garanto que depois do 1º soco você irá começar a bater cada vez com mais força... você só precisa sentir que o impacto não causará mais risco para a sua mão.

Pense agora que você é uma pessoa que nunca treinou boxe na vida, não conhece as técnicas, nunca teve orientação, mas apenas tem força, motivação e determinação! Então eu peço para você socar essa parede por 1 hora. O que você acha que vai começar a doer primeiro? Sua mão (que está protegida) ou o seu cotovelo e/ou ombro? Provavelmente o seu cotovelo e o seu ombro! A energia que retorna da força que você bateu na parede tem que ser dissipada em algum lugar, e como a sua mão e punho estão protegidos...alguém vai pagar caro por isso, faz sentido?

Como na nossa mão, o nosso pé possui uma infinidade de receptores proprioceptivos que são responsáveis por desacelerar e acelerar nosso corpo e produzir movimento.  Tudo isso ocorre de maneira inconsciente (durante a corrida você não pensa em quais músculos você vai contrair a cada passada, não é?). Assim como a luva de boxe inibe que os seus sensores proprioceptivos façam uma leitura adequada de quais músculos utilizar, quanto de força aplicar e como o seu corpo todo vai se adaptar ao impacto para preservar a sua articulação, o TÊNIS DE CORRIDA faz exatamente a mesma coisa com os seus PÉS!!!! Um pé que não sabe ler o terreno onde ele está, que não tem sensibilidade o suficiente para controlar a força e a forma de cada pisada, é bem provável que cause a sobrecarga de outras estruturas como o joelho, quadril, lombar... não, nenhuma “dorzinha” articular pós treino é NORMAL... é seu corpo avisando que algo está ERRADO!!!!!!

Então antes de comprar o MELHOR TÊNIS DO MUNDO para corrida, procure saber se o seu pé está fazendo a função que ele tem que fazer... se ele sabe frear e acelerar você com eficiência mecânica...se os músculos intrínsecos do seu pé estão fortes... se ele não está nem flexível demais ao ponto de não conseguir frear o seu movimento (pisada pronada) e nem rígido demais ao ponto de não ter movimento (pisada supinada)... se quando o seu pé toca o solo, se ele está desencadeando uma reação em cadeia no seu corpo todo de forma TRIDIMENDIONAL e INTEGRADA!!!

Espero ter ajudado!
ATT
Marcio Fontana
ADF-PRO.