Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Preparação Física de Atletas de MMA, erros mais comuns.


Uma grande questão levantada pelos treinadores de artes marciais é como melhorar a performance de seus atletas e diminuir seus índices de lesões. Analisando algumas propostas de treinamento, podemos identificar alguns erros comuns.

Segundo o PES(Performance Enhamcement Specialist) Dewey Nielsen, muitos atletas de MMA estão treinando como se fossem fazer uma maratona. Há uma carga exagerada de treinos cárdio de longa duração e baixa intensidade. O MMA é um esporte de predominância de sistema anaeróbio lático e alático, com repetidas investidas em potência, sendo necessário um estímulo de “resistência de força rápida”.

Nosso corpo se adapta aos estímulos oferecidos a ele, portanto, se você treinar devagar, seu corpo ficará lento. A meta de treinamento para essa modalidade seria treinar em alta intensidade e progressivamente diminuir o tempo de recuperação em relação ao tempo de trabalho (ex.:Tabata). O trabalho que é feito de endurance tradicional, como corrida, não faz nenhum sentido para lutadores, mesmo em situação de perda de peso. Os treinos intervalados ainda são os mais indicados, sendo que o ponto mais importante nessa fase seria a nutrição.

Nielsen frisa também a desvalorização das estratégias corretivas. A maioria dos lutadores apresenta uma postura predominantemente cifótica e algumas limitações, principalmente na região torácica e glenohumeral. Outros fatores limitantes em atletas estão relacionados a mobilidade de tornozelo limitada, estabilizadores de quadril fracos, pouca estabilidade rotacional, pouca estabilidade de escápulas e baixa mobilidade de ombros.

Também o fato de os atletas serem relativamente fracos em relação ao peso do corpo, passa a ser um grande problema, assim como ser fracos unilateralmente. Muito do trabalho de força que é realizado, ainda tem como base o Fisiculturismo, enquanto deveriam desenvolver um trabalho voltado para a potência muscular, como o Kettlebell, LPO, SALTOS, Medicine ball, acompanhado a um trabalho de força elástica (Pliometria).

A diferença de treinamentos em membros inferiores e superiores deveria ser minimizada, existe um excesso de exercícios de empurrar, para membros superiores e dominantes de joelhos, para membros inferiores. A falta de exercícios de puxar e de dominância de quadril são, provavelmente a causa de muitos desequilíbrios musculares e lesões. É necessário que haja um equilíbrio entre os membros superiores e inferiores.

Obs: .Dewey Nielsen is a Performance Enhancement Specialist and Certified Personal Trainer from the National Academy of Sports Medicine, coach of Impact Jiu-jitsu.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Treinamento funcional na prevenção de LER e DORT

O Conjunto de doenças como tenossinovite, tendinites, bursites entre outras, causadas por esforços repetitivos, leva o nome de LER ou DORT. Essas podem ser causadas por má postura, stress, excesso de trabalho ou repetição contínua de um mesmo movimento por um grande período de tempo.


A maioria das empresas vem se preocupando muito com a saúde de seus funcionários adotando medidas preventivas paras esses problemas. A ginastica laboral e a cinesioterapia laboral estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos funcionários. Mas será que só isso pode ajudar uma empresa a reduzir gastos com a saúde dos funcionários?
Uma nova ferramenta que está presente no mercado é o Treinamento Funcional Laboral. Todo treinamento funcional visa compreender a função articular e muscular, integrando os sistemas nervosos, musculares e ósseos para a reaquisição do equilíbrio entre elas. Não basta apenas alongar ou simplesmente aquecer uma musculatura antes de se iniciar o trabalho, é importante entender os mecanismos que causam essas lesões e tratá-los na raiz. Por exemplo, um funcionário que trabalha horas sentado em frente a um computador provavelmente apresentará um padrão de encurtamento de flexores de quadril e um enfraquecimento da cadeia cinética posterior, alterando as funções articulares do quadril e ombro, propiciando o surgimento de lombalgias e bursites. Outro grande diferencial do treinamento funcional laboral é quem além de prevenir possíveis padrões posturais lesivos, através do reequilíbrio muscular, ele também cuida da saúde geral do funcionário, promovendo uma atividade física que envolve trabalho de força e de consumo calórico; ajuda a combater a obesidade e problemas relacionado ao sedentarismo e reduz gastos com afastamentos por motivos de saúde.



Se a sua empresa está procurando por um programa de atividade que cerque seus funcionários de saúde, o Treinamento Funcional Laboral é a solução.

Em São Paulo a MR Fitness at Home presta todo o serviço de assessoria para implantação deste projeto.

Treinador: Marcio Fontana.
Twitter:@Marcio_Fontana.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Kettlebell Training para atletas de Jiu-Jitsu e Judô

Estudando sobre o treinamento dos grandes atletas de artes marciais, veremos que é muito comum a utilização do Kettlebell como ferramenta na preparação física. Essa escolha se dá por alguns motivos.




O Kettlebell é um excelente equipamento para se treinar potência, força, resistência e flexibilidade. Em todas as modalidades de luta, o conceito de tensão e relaxamento, tão necessárias nas artes marciais, é parte principal da maioria dos movimentos com o kettlebell. Ensinar o corpo a capacidade de gerar força rápida a partir dos quadris é de fundamental importância, seja para uma passagem de guarda ou uma projeção do seu adversário ao solo. Essa capacidade permite que o golpe seja mais rápido e potente, melhorando assim sua eficiência e poder. Aprender a absorver o movimento de ataque do adversário fazem com que esse treinamento seja indispensável para os lutadores de todas as artes marciais.



Outro benefício do treinamento com Kettlebell é poder trabalhar todas as musculaturas de forma integrada, propiciando uma melhora na consciência corporal, permitindo que o atleta se movimente com mais eficiência e agilidade. O Kettlebell também é procurado pela sua capacidade de estabilização das articulações. Esse fator é muito importante para a prevenção de lesões. O excesso de lesões em consequência da falta de flexibilidade e postura inadequada pode ser facilmente corrigido com o treinamento com kettlebells.



As rotinas de treinamento com Kettlebell podem ser planejadas de acordo com as necessidades de cada atleta, simulando o estresse físico que eles possam vir a encontrar em uma luta. As séries podem ser feitas em rounds, contra um determinado tempo. Como o treinamento com Kettlebell desenvolve muito a potencia muscular, existe um grande ganho de força devido a solicitação neural deste tipo de treinamento, com a vantagem de ter pouco impacto sobre o peso corporal, assim possibilitando que um atleta seja mais forte sem que ganhe peso, o que permite que ele continue a lutar na mesma categoria.



Muitos dos movimentos realizados com o Kettlebell têm uma grande transferência para determinados golpes. O Swing, por exemplo, pode ser aplicado em movimentos como o SPRAWL e o UPA. O High Pull, quando treinado com dois Kettlebell melhora a performance de movimentos como o “KUZUSHI”. Já o Jerck auxilia na elevação para recuperação de guarda. Os movimentos como o Windmill são perfeitos para desenvolver a confiança e controle em todas as técnicas de arremesso de quadril, como o KOSHI-WAZA. Side Press é uma ótima maneira de se aprender a empurrar-se de algo em alguns arremessos, como no “TSURIKOMI GOSHI”. O Turkish Get Up pode ser usado para melhorar o controle e a força na luta de solo e em movimentos como a “RASPAGEM”.







segunda-feira, 5 de abril de 2010

Módulos I e II de Kettelbell e Treinamento Funcional

Agora, neste sábado e domingo, dias 10 e 11 de abril, acontecerão os módulos I e II de kettlebell training e treinamento funcional Arte da Força.
Este evento será realizado no Clube Banespa, na Avenida Santo Amaro, 5355, a partir das 8:00 horas.
No curso serão abordados os seguintes temas:

Modulo 1:
- História do Kettlebell
- Conceitos Básicos do Kettlebell Training:
* Princípios do KB Training
* Benefícios do KB Training
* Biomecânica do KB Training
- Técnicas e Soluções para alcançar o Agachamento Profundo (Deep Squat)
- Vantagens de se utilizar o Kettlebell ao invés de muitas outras ferramentas
- Como se atingir todas as capacidades físicas de uma só vez com apenas uma ferramenta
- Reaquisição dos padrões fundamentais do movimento através de auto correções
- Os seis exercícios fundamentais do Kettlebell Training

Modulo 2:
- Treinamento Científico de CORE
- Ciência do Movimento Humano…

Lembrando que os módulos são abertos para professores e praticantes.
Para quem quiser saber mais, segue o link para baixar um e-book free sobre os 6 movimentos básicos do kettlebell.
Para maiores informações:
http://www.artedaforca.com.br/

Treinador :Marcio Fontana
Twitter: @Marcio_Fontana